O mercado de seguro contém algumas informações técnicas que deixam difícil a interpretação de quem não está habituado com os termos dos seguros e quase sempre é o cliente.
Para que fique mais claro e te ajudar a entender, abordamos aqui os principais termos, assim sendo, os que mais são identificados nas apólices de seguros. A lista completa com os principais itens pode ser encontrada no site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros. Lista completa.
APÓLICE
Documento que formaliza o contrato de seguro, estabelecendo os direitos e as obrigações da sociedade seguradora e do segurado e discriminando as garantias contratadas.
AVARIA
Termo empregado no Direito Comercial para designar os danos às mercadorias.
AVISO DE SINISTRO
Comunicação da ocorrência de um sinistro que o Segurado é obrigado a fazer à Seguradora, assim que dele tenha conhecimento.
SINISTRO
Ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do plano de seguro.
BENEFICIÁRIO
Pessoa física ou jurídica à qual é devida a indenização em caso de sinistro.
BÔNUS
Desconto obtido pelo segurado na renovação do seguro, desde que não tenha havido nenhuma ocorrência de sinistro durante o período de vigência da apólice anterior, qualquer transferência de direitos ou obrigações ou qualquer interrupção no contrato de seguro.
COBERTURA
É a designação genérica dos riscos assumidos pelo Segurador.
COBERTURA ADICIONAL
Cobertura adicionada ao contrato, facultativamente, mediante cobrança de prêmio adicional.
ENDOSSO
Documento, emitido pela seguradora, por intermédio do qual são alterados dados e condições de uma apólice, de comum acordo com o segurado.
PRÊMIO
Importância paga pelo Segurado ou estipulante/proponente à Seguradora para que esta assuma o risco a que o Segurado está exposto.